O homem que via passar os comboios - Georges Simenon



Kees Popinga, um homem de sucesso no seu negócio naval, descobre de um dia para o outro que a sua empresa faliu. Este acontecimento inesperado deixará a família de Popinga sem recursos económicos, a ponto de ser necessário mudar de casa e de vida.

A aparente previsibilidade de Popinga vai desabar juntamente com a sua fortuna, e o protagonista toma certas atitudes rebeldes fora dos seus padrões de comportamento: Popinga abandona a sua família repentinamente, e comete um crime gratuito.

O recém criminoso foge para Paris e começa a jogar um jogo de gato e rato com a polícia, deixando pistas intencionais sobre a sua identidade, gabando-se subtilmente dos seus crimes...

Nesta leitura em que acompanhamos o ponto de vista de Popinga do início ao fim, desconhecemos quais são os passos da polícia, o que instiga o suspense.

Não adivinhei o final do livro, nem estava à espera desta resolução. Apesar de ter gostado da experiência de leitura, e do seu protagonista me ter intrigado, não achei que o final fosse assim tão impactante dentro deste género de histórias. Mas tendo o escritor uma obra tão vasta, acredito que poderei gostar mais de outros livros dele.

Esta leitura foi feita em Agosto de 2016.

Editora: Colecção Mil Folhas
Páginas: 190
ISBN: 84-8130-519-7
Tradução: Gemeniano Cascais Franco
Pontuação do momento
(em 5)




Comentários