Breakfast at Tiffany's - Truman Capote (livro e filme)

O livro

Fred encontra-se com um conhecido seu, Joe Bell, proprietário de um bar, que diz ter notícias vagas sobre Holly Golightly. A rapariga, que se encontra desaparecida há algum tempo, pelos vistos deixou saudades a estes dois homens.

A partir deste encontro surgem as lembranças sobre esta Holly Golightly, que vivia segundo as suas vontades, sem ligar às normas sociais e que, com a sua simplicidade, encantava facilmente os homens que a rodeavam.

Holly Golightly é um ser livre, aparentemente sem tabus, mas que tem os seus fantasmas do passado... Apesar disso vive a vida de uma forma leve e feliz à sua maneira.

Adorei esta personagem! O final em aberto que pode não agradar a toda a gente, para mim foi perfeito, pois tem tudo a ver com a personalidade de Holly!

Tradução do livro em Portugal: Boneca de luxo
Editora: Colecção Mil Folhas
Páginas: 96
ISBN: 84-8130-556-1
Tradução: Margarida Vale de Gato
Pontuação do momento
(em 5)

O Filme - Breakfast at Tiffany's (1961)

O enredo do filme segue muito de perto o do livro, com pequenas alterações em cerca de metade do filme em diante. A atuação de Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly é brilhante. No decorrer do filme a minha empatia por ela foi crescendo, e o final alterado no filme tocou-me bastante. Apesar desse final ter sido diferente no filme, não me importei nada! Pelo contrário, gostei muito do desfecho, pois a personagem Holly do filme foi construída de forma diferente... 

Holly é um ser que só quer viver sem estar agarrada a convenções, sem pertencer a inteiramente a nenhum lugar nem a ninguém. Mas no fundo ela não sabe ao certo quem é, não se conhece inteiramente, e só procura encontrar o seu lugar no mundo. Como cada um de nós. 

Comentários