Terra do Pecado - José Saramago



Saramago escreveu o seu primeiro romance Terra do Pecado aos 24 anos, e o seu estilo de escrita ainda não era o que nós conhecemos dos seus livros mais recentes. Para quem tem medo de ler Saramago, este é um bom livro para começar, pois não há qualquer dificuldade na sua pontuação e os frequentes diálogos tornam-no uma leitura leve em densidade.

Embora a leitura seja fluida e fácil em Terra do Pecado, não diria exactamente o mesmo em relação à sua história. Nela conhecemos Maria Leonor que fica viúva do seu marido Manuel logo num dos capítulos iniciais, com uma descrição bastante realista desse processo de luto. Tudo é muito real, desde o momento em que Manuel morre, passando pelos momentos do seu funeral e pela dor e sentimento de perda de Maria Leonor.

Sente-se aqui também um grande peso da sociedade em vive Maria Leonor, na qual ela sente a força do olhar crítico dos que a rodeiam. Ela sabe que tem de seguir as regras invisíveis que os outros lhe impõem, com um comportamento decente de uma mulher recém viúva.

Uma das personagens que mais me irritou foi Benedita, a criada de Maria Leonor, que se metia na sua vida e opinava acerca dela com um tom feroz e inquisidor.

Embora este não seja dos melhores livros de Saramago, uma vez que o escritor ainda estava na sua fase inicial da sua carreira, é um livro que vale a pena conhecer. Faz pensar em como o comportamento que os outros nos impõem é muitas vezes cruel, e em como somos altamente condicionados pelo local e época onde nascemos.

Editora: Caminho
Páginas: 290
ISBN: 9722111450
Pontuação do momento


Comentários