O Talentoso Mr Ripley – Patricia Highsmith



O Talentoso Mr Ripley – o livro

Logo no início do livro da escritora norte-americana, Patricia Highsmith, deparamo-nos com Tom Ripley que anda fugido da polícia. Tom sente que está a ser seguido, e chega a pensar que é desta que o vão apanhar. mas afinal quem o segue é Herbert Greenleaf que procura Tom para ver se este consegue convencer o seu filho, Richard Greenleaf (conhecido por Dickie), a regressar de Itália para casa.
Tom Ripley mal conhecia Dickie, mas aproveita a oportunidade para sair dos Estados Unidos com o dinheiro que Greenleaf lhe oferece para o ajudar na difícil missão de convencer Dickie.
Logo desde o início vê-se que Tom não é muito honesto. Afinal, com as suas habilidades, ele faz-se passar por um cobrador de impostos para extorquir dinheiro a pessoas que fogem ao fisco.
Tom Ripley no início até parece que vai ser um anti-herói simpático, uma vez que vamos conhecendo, através do narrador, o seu passado no qual teve uma relação difícil com a sua tia Dottie que o criou. Só que, com o decorrer do enredo Tom Ripley foi-me surpreendendo de forma assustadora, fazendo crescer a minha antipatia por ele. A história agarra, é um bom suspense, mas não posso dizer mais do que isto sob pena de revelar demasiado…
Editora: Relógio d’Água
Páginas: 253
ISBN: 978-989-641-120-6
Tradução: Mário Henrique Leiria

O Talentoso Mr Ripley – o filme


Quanto ao filme, o seu enredo é muito idêntico ao do livro, com pequenas variações. São introduzidos dois personagens que não estão no livro e alteram o final do filme, o que acabou por me agradar mais. O Tom Ripley do filme é um anti-herói mais sedutor, embora tivesse achado que a sua habilidade para imitar pessoas pudesse ser melhor.
O Dickie do filme não gosta de pintura, mas sim de jazz, divertindo-se com o seu saxofone, uma variação subtil que me agradou bastante. As imagens de Itália no verão dão um ambiente romântico e e boémio a este filme.
Realização: Anthony Minghella
Ano: 1999
Duração: 139 minutos
Género: Drama, Crime, Suspense
A minha pontuação: 8/10

Comentários