Gosford Park: Óscar de Melhor Argumento Original de Julian Fellowes


Gosford Park é dirigido por Robert Altman, e com argumento de Julian Fellowes (o mesmo argumentista de Downton Abbey). O filme tem um clima de suspense muito British e que por isso pode não agradar a todos. Eu adorei a série, mas em relação ao filme, infelizmente o meu inglês não esteve à altura de perceber as subtilezas de alguns diálogos (vi o filme sem legendas).
Neste filme acontece o clássico crime numa grande casa, durante uma festa com imensa gente, e onde muitas dessas pessoas parecem ter um segredo e por isso poderão ser o assassino. Será que foi outra vez o mordomo?  😂 😂
Algumas histórias curiosas vão revelar-se, e acredito que o filme estivesse mesmo à altura do Óscar de melhor argumento original em 2002. Preciso de rever este filme, pois fiquei com a sensação que ainda me escapou um pouco deste grande argumento.
Quanto à fotografia e ao ambiente, gostei muito da mistura dos cenários clássicos dos anos 30 com a magia da imagem característica dos anos 80 e uma iluminação quase teatral.
Desafio 5 da Cinematona Especial Óscares – √
Veja o trailer do filme aqui.
Realização: Robert Altman
Ano: 2001
Duração: 138 minutos
Género: Suspense
A minha pontuação: 6/10

Comentários