Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen



Jane Austen viveu entre 1775 e 1817, e por isso comemora-se este ano os 200 anos da sua morte. Sensibilidade e Bom Senso (1811) foi o seu primeiro romance, bem como o primeiro que li da autora. 

Enredo e impressões de leitura de Sensibilidade e Bom Senso

Em Norland Park, vive o casal Dashwood, Mrs. Dashwood e Mr. Henry Dashwood, com as suas 3 filhas, Elinor, Marianne e Margaret. Com a morte de Mr. Henry Dashwood, a propriedade é herdada pelo seu filho, Mr. John Dashwood, do seu casamento antecedente, deixando estas mulheres numa situação pouco confortável. Elas acabam por se mudar para uma propriedade mais modesta, com a ajuda de um outro familiar mais afastado.
O foco principal do romance está nas duas irmãs mais velhas, cuja personalidade é representativa dos dois atributos que dão título ao livro: Sensibilidade e Bom Senso.
Marianne, representa a Sensibilidade, é a mais sentimental, movida pelas paixões e impulsos. Esta irmã apaixona-se de forma arrebatadora por Willoughby, vivendo um amor pouco pacífico, de tal forma que a leva a sofrer intensamente quando surgem os primeiros obstáculos a esse amor.
Por seu lado, a sua irmã Elinor, representa o Bom Senso, a razão. Ela tem o cuidado de pensar nas consequências dos seus actos e dos que a rodeiam. Elinor não deixa transparecer facilmente os seus sentimentos, de forma a proteger-se, o que faz com que os seus sentimentos sejam bastante intensos, embora ocultos. Entre as personagens deste romance, Elinor é a minha preferida, pois para além de ter uma personalidade com a qual me identifiquei bastante, ela dá muito de si aos outros, mesmo que os seus próprios interesses estejam a ser negligenciados.
Jane Austen coloured version
Retrato de Jane Austen


O ponto forte do romance, além da sua narrativa elegante, encontra-se na excelente descrição psicológica dos personagens. A sociedade da época é também bem caracterizada, com os seus costumes e rituais em torno dos casamentos de conveniência. A história, da qual foi revelada muito pouco nesta sinopse, é igualmente interessante, com algumas reviravoltas que trazem expectativa a quem a lê. Gostei muito desta obra, a qual indico.
Editora: Editorial Presença
Páginas: 359
ISBN: 978-972-23-5544-5
Tradução: João Martins

Comentários