Mulherzinhas - Louisa May Alcott



Mulherzinhas da escritora norte americana Louisa May Alcott conta a história de 4 irmãs (Meg, Beth, Jo e Amy) que vivem com a sua mãe numa época em que o pai se encontra ausente a lutar na guerra civil americana.

A família não é especialmente dotada de grandes riquezas, mas também não vive na miséria extrema. As raparigas mais velhas, de 15 e 16 anos, já mostram alguma independência ao fazerem trabalhos fora de casa para ajudar na economia doméstica.

Passando por várias peripécias familiares e comuns, a mãe das raparigas vai educando-as com base em valores morais profundos e valiosos, e dando-lhes pequenas grandes lições de vida.

Cada uma dessas irmãs tem uma personalidade bem distinta. Através das suas experiências diárias elas vão aprendendo a controlar as suas emoções mais negativas e egoístas, a serem gratas por aquilo que têm, a serem generosas com o próximo e a valorizarem o trabalho.

Sendo um livro do século XIX, esperava uma escrita mais elaborada e uma narrativa mais aprofundada. No entanto, tanto a história como a linguagem da autora revelaram-se muito leves. A palavra que me ocorre para descrever esta história é ternura.

Apesar do tom leve da maioria da história, houve aqui também lugar para emoções mais fortes que em muito valorizam este grande clássico. Recomendo!

Esta foi uma leitura para o projecto #historiquices da Miúda Geek.

Editora: Publicações Europa América
Páginas: 285
ISBN: 972-1-03940-3
Tradução: Maria José Navarro de Oliveira

Comentários