Rear Window (1954) - Alfred Hitchcock



O fotógrafo Jeffries sofreu um acidente onde partiu uma perna, e passa longos dias em casa a recuperar. Da sua janela consegue ver todo o movimento dos seus vizinhos, que com a onda de calor que se faz sentir têm a tendência de ficar com as suas janelas abertas.

Não há muito a fazer nesses dias de recuperação e Jeffries, com o seu olhar curioso, vai observando os movimentos dos seus vizinhos para passar o tempo. Relacionando vários detalhes sobre o que observa, Jeffries começa a desconfiar que um dos seus vizinhos assinou a mulher e que anda a esconder as pistas do seu crime. Jeffries partilha as suas suspeitas com a sua namorada Lisa, e com a sua enfermeira Stella, que começam aos poucos a acreditar na teoria do fotógrafo e a ajudá-lo a investigar o suspeito vizinho.

Num único cenário que poderia cansar o espectador do filme, Hitchcock constrói mais uma vez a sua história incitando a nossa curiosidade, não só em relação ao potencial assassino, mas em relação às vidas de toda a vizinhança. É como quando andamos pelas ruas em tempos de férias observando de longe outras pessoas e imaginando como serão as suas vidas. Não é politicamente correcto assumir que somos curiosos em relação aos outros e que gostamos de observar os seus movimentos, mas acontece.

O mais interessante e genial é que durante todo o filme nos encontramos dentro do apartamento de Jeffries, apenas tendo acesso ao seu ponto de vista, e mesmo assim conseguimos ter acesso a imensos detalhes das histórias que se passam lá fora.

Pessoalmente, o filme não me estava a cativar totalmente no início, mas à medida que o ia vendo o suspense foi crescendo, e o final foi muito bom! Cada vez mais tenho percebido que nos filmes de Hitchcock o melhor está guardado para as cenas finais!

Duração do filme: 112 minutos
Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr, Judith Evelyn, Ross Bagdasarian, Georgine Darcy, Sara Berner, Frank Cady, Jesslyn Fax

A minha pontuação: 9 / 10 *



Comentários