To Catch a Thief (1955) - Alfred Hitchcock



Este filme começa com uma espetacular cena de fuga do seu protagonista, John Robie, um homem que foi ladrão de jóias, mas que já cumpriu com a sua pena. Só que a polícia acha que John voltou a roubar: existe um novo ladrão de jóias que faz assaltos com sinais e formas de atuar muito idênticos ao que John havia praticado no passado.

Agora John Robie quer provar a sua inocência tentando apanhar o verdadeiro ladrão de jóias, ao mesmo tempo que tem de despistar a polícia.

Esta podia ser uma boa história de suspense, mas apesar de ter tido uma boa surpresa na parte final, o filme revelou-se mais do género de romance, pois acabou por se focar mais na atracção que surge entre John Robie e Frances, a filha da milionária Jessie Stevens.

Apesar de ter tido a leve sensação de estar a ver um "filme de domingo à tarde" na maior parte do tempo, tive bons momentos de diversão, principalmente no início e nos últimos 20 minutos de desfecho. A propósito, vejam aqui a espetacular cena inicial de fuga à polícia (parece mesmo uma daquelas típicas cenas de fuga em filmes americanos, mas mais sofisticada 😅)... E reparem na cara do próprio Hitchcock no final!!



Este filme foi visto para a maratona de filmes de Hitchcock que está a decorrer no mês de Novembro.

Duração do filme: 104 minutos
Elenco: Cary Grant (John Robie), Grace Kelly (Frances Stevens), Jessie Royce Landis (Jessie Stevens), John Williams (H. H. Hughson)
Indicações ao Oscar: Melhor Fotografia Colorida, Melhor Direção de Arte Colorida e Melhor Figurino Colorido. Venceu na categoria de Melhor Fotografia Colorida.

A minha pontuação: 7/10 *

Comentários